proSuperior BLOG

Você sabe o que é EAD?

 

2020-11-18

 

O Ensino a Distância, chamado de EAD, é uma modalidade de ensino mediada por várias tecnologias da comunicação, onde professor e aluno se encontram em espaços diferentes e não necessariamente ao mesmo tempo. Parece algo futurista ou muito novo, mas na vedade não é!

O ensino EAD tem indícios de utilização desde o século XVIII, já no ano de 1728,na cidade de Boston nos EUA. No Brasil, existe desde a década de 1920, contando com o apoio de correspondências, do rádio e da televisão. Quem não se lembra do Telecurso 2º Grau?

Foi em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que essa modalidade ganhou reconhecimento.Com a disseminação das tecnologias da informação e da comunicação, começaram a surgir os programas formais e hoje, o EAD já é uma realidade, com inúmeras universidades, públicas e privadas, ofercendo programas a distância.

No mundo todo, são oferecidos cursos a distância em níveis técnicos, graduação e pós-graduação lato sensu (Especialização) e mais recentemente, o strictu sensu (Mestrado), também foi autorizado pela CAPES e em processo de implantação no Brasil. Além de utilização das tecnologias, surgem novos estudos sobre as práticas pedagógicas; o EAD hoje tem uma metodologia própria.

 

Você vai fazer uma formação EAD? O que você precisa saber?

 

Existem vários métodos de EAD adotados pelas universidades brasileiras. No mais difundido, você estuda por uma plataforma virtual, contendo todos os materiais didáticos digitais necessários, canais de comunicação com os tutores e com outros estudantes do curso, áudio ou vídeo aulas, entre outras ferramentas tecnológicas. 

Nessa modalidade de ensino, o estudante é o protagonista. Com a flexibilidade de horários que a modalidade oferece, respeitando algumas datas previstas no calendário acadêmico, o aluno faz o autogerenciamento do seu tempo de dos conteúdos, desenvolvendo disciplina e organização. Não haverá a estrutura presencial da salas de aulas tradicionais e do professor direcionando seus estudos, a função do professor é de mediador. Caberá à você a se organizar e desenvolver uma nova atitude frente à sua formação. Você que será o responsável principal por seus estudos!

No ensino tradicional, passamos a nossa vida escolar, guiados e direcionados pelos professores, em uma estrutura de ensino determinada, onde o aluno apenas segue. No EAD, se faz necessário um deslocar desse hábito, desenvolvendo uma postura mais ativa. Em um primeiro momento, requer uma adaptação e o desenvolvimento de um gerenciamento pessoal. Com o tempo o estudante passa a desenvolver novos hábitos de estudos e de autonomia. A diferença do ensino tradicional presencial, é exatamente o protagonismo e o desenvolvimento da autonomia do estudante, mediados pela interação com as novas tecnologias da comunicação e as orientações dos professores tutores.

Essa interação que o EAD proporciona, é fundamental e desejável pelo novo mercado de trabalho que se desenha hoje rapidamente. O novo profissional, deve apresentar autonomia, pró-atividade e total afinidade com as tecnologias.Para o aluno do EAD, devido ao seu processo de formação, isso é muito natural!

Algumas universidades além das aulas gravadas e materiais digitais, também oferecem aulas teletransmetidas em tempo real. Já o processo de avaliação ocorre parte online e parte presencial nos polos de apoios. O segredo da formação EAD é não deixar acumular matéria e organizar um horário semanal de estudos de acordo com sua rotina. Será como se a universidade estivesse em sua casa ou em seu trabalho, de acordo com os seus horários disponíveis.

 

Sugestões de temas que você gostaria de ler? Deixe seu comentário ou fale com a gente pelo Whatsapp (21) 2391-9263 ou Telegram: (21) 98203-4668.

 

Até a próxima!

Equipe PROSUPERIOR

gallery/398f8e0ba6d924c17ba9f138429d6516